Decoração do quarto de hóspedes: dicas essenciais

Publicado em 30/10/2023

Compartilhe:

É muito importante ter um cômodo sempre preparado para receber visitas e deixá-las bem à vontade. Saiba mais!

Saber como receber pessoas em sua casa é uma arte, especialmente quando a visita dura mais tempo. Todo mundo tem algum parente que mora em outra cidade e que, muitas vezes, tem a oportunidade de estar mais próximo. Isso costuma coincidir com datas especiais e festivas. 

Mas não se preocupe. Receber bem as pessoas que são importantes para você não tem grandes segredos. Você só precisa manifestar toda a sua gentileza oferecendo um ambiente confortável, e fazer com que esse cômodo também seja agradável e útil quando não estiver sendo ocupado por visitas. Para isso, valem algumas dicas, como usar móveis planejados e personalizados para otimizar os espaços.

Há também outras sugestões que você pode seguir para ter um quarto de hóspedes multifuncional. Confira:

Conforto em primeiro lugar

Uma cama espaçosa, com um colchão de boa qualidade, é prioridade quando se fala em projetar um quarto de visitas. Conforto é fundamental quando se cria um ambiente receptivo e cômodo, fazendo com que os seus hóspedes se sintam em casa. Por isso, não abra mão desse tópico e invista em itens confortáveis.

Mesa de cabeceira

A combinação de mesa de cabeceira com uma luminária ajuda a proporcionar um ambiente mais acolhedor ao quarto de hóspedes. Se você quiser utilizar uma peça mais funcional, adquira um puff em vez de apostar na tradicional mesinha de cabeceira.

De qualquer forma, é importante que os visitantes tenham um local para depositar seus óculos e o celular ao lado da cama, além do tradicional copo d'água para matar a sede durante a noite.

Armários espaçosos

Na hora de planejar os armários do quarto de hóspedes, é interessante levar em conta que o visitante vai necessitar de espaço para colocar seus pertences e a bagagem, e que ele precisa ter acesso facilitado aos seus objetos e roupas.

Opte por móveis personalizados com prateleiras e cabides. Também é bom que tenha muitas gavetas para manter a organização.

É recomendável que o armário tenha um espaço exclusivo para a mala, oferecendo praticidade. Assim o cômodo ganha mais espaço livre para a circulação, sem que as coisas fiquem espalhadas pelo chão ou encostadas nas paredes.

Detalhes funcionais

Para além da mobília, como cama e armário, ainda é essencial planejar os detalhes que trarão maior funcionalidade para o hóspede. Espelho, ventilador ou até mesmo aquecedor, por exemplo, são itens que mantêm o local mais aconchegante.

Há também os objetos de entretenimento, como livros e televisão, caso o visitante queira se distrair em algum momento da estadia. Garantir roupão, toalhas, chinelo, garrafa de água e roupa de cama limpa facilita o cotidiano e faz com que a pessoa se sinta acolhida.

Elementos aconchegantes

Investir em elementos que dão um ar de exclusividade ao ambiente, é essencial.

Os lençóis e as fronhas devem estar limpos, sem manchas de uso e com um cheiro agradável. Almofadas e um tapete perto da cama também dão um toque de charme ao local.

Nunca deixe faltar aquele kit de produtos básicos, como papel higiênico, sabonete e produtos de higiene bucal.

Decoração minimalista

Móveis e objetos clean garantem maior organização e funcionalidade. Quanto mais minimalista for o quarto, menor a probabilidade de o visitante esquecer algum pertence no momento de arrumar as malas e ir embora.

Isso não impede que você coloque um quadro bonito ou um vaso de flores para dar um toque especial, mas sempre com parcimônia, evitando exageros. A escolha do revestimento também deve se pautar na neutralidade que você deseja criar.

O importante é que os itens decorativos sejam suaves e consigam transmitir a sensação de conforto. Quanto menos objetos, mais fácil fica de organizar o cômodo e de oferecer uma estadia de maior qualidade, principalmente quando as visitas chegam de surpresa.

Cores neutras e iluminação simples

Como o quarto de hóspedes costuma ser um cômodo coringa, é importante dar a ele essa característica. Por isso, dê preferência a cores neutras. Isso garante que o espaço seja agradável para qualquer pessoa que você receber, independentemente dos seus gostos e estilos pessoais. Além disso, o branco e tons pastéis dão um ar de conforto, luminosidade e frescor ao local.

As cores mais neutras combinam com diversos tipos de materiais e objetos, e ainda são interessantes quando combinadas com madeira e uma iluminação bem planejada.

Em relação à iluminação, ela deve ser simples, mas funcional. Aproveite ao máximo a luz natural do ambiente, mas quando isso não for possível, escolha pontos estratégicos para instalar luminárias e luzes.

Também é interessante contar com cortinas tipo blackout, que são ideais para manter o ambiente escuro para dormir, mesmo durante o dia.

Ambiente arejado

Ainda que não seja utilizado o tempo todo, evite que o quarto fique fechado por um período muito longo. 

Abra as janelas, de preferência diariamente, para o ar fresco circular e equilibrar a temperatura. Isso também evita a proliferação de ácaros e outros micro-organismos que podem ser prejudiciais à saúde, além de deixar o ambiente com um aroma mais agradável.

Mantenha o quarto sempre limpo. Nunca se sabe quando uma visita pode chegar.

E quando não tiver hóspedes?

Uma dica para aproveitar ao máximo o quarto de hóspedes é montar nele um pequeno home office, que pode ser usado pela família enquanto não recebe convidados. 

No geral, você vai precisar de uma bancada, que também pode servir como mesa para apoiar um computador ou notebook, e uma cadeira confortável.

Não deixe de incluir o quarto de hóspedes no seu projeto de móveis planejados. É um lugar da casa que merece ser visto com carinho e atenção, para que o seu lar sempre seja frequentado pelas pessoas que você ama; assim, elas se sentirão bem e voltarão sempre. Conte com a Italínea para mais orientações sobre o assunto.

Artigos relacionados

5 dicas para montar seu quarto de casal planejado

5 truques de decoração moderna para se inspirar

9 Armadilhas Comuns na Cozinha Planejada

Fonte: Italínea - departamento de Marketing

Siga-nos no Instagram

@emcasadesign
Solicite um orçamento

Solicite um
orçamento

Os móveis planejados dos seus sonhos estão esperando por você! Temos os especialistas perfeitos e prontos para desenvolver seu projeto de vida feliz de forma única e personalizada.